segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Documentário alerta sobre o estado da Baía de Guanabara


“O Esquecimento da Guanabara” é uma produção do videomaker Tiago Garcia, que visa divulgar o estado alarmante que a Baía passa e cobrar atitudes reais dos governantes.

Poucas pessoas sabem que a Baía de Guanabara foi o elemento fundamental da posição desempenhada pela cidade do Rio de Janeiro no cenário brasileiro. Além disso, sua posição permitiu que nela se desenvolvesse um importante porto da cidade e transformaram a cidade em um centro econômico importante do Brasil do séc. XVII até hoje.

Infelizmente durante o crescimento e desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro e outras cidades em seu entorno como Niterói, Duque de Caxias e São Gonçalo, a Baía foi cada vez mais sendo deteriorada.

Décadas após décadas a este importante ecossistema vem sofrendo com o descaso do poder público e com a falta de consciência de toda a população fluminense, que aos poucos destrói esse nosso patrimônio natural. Enquanto quase nada é feito para recuperá-la, a Baia de Guanabara agoniza em uma situação que preconiza um desastre ambiental que vem se tornando permanente.

Até 12º ano em vigor, o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG) já gastou o dobro do previsto e alcançou menos da metade dos resultados desejados. Enquanto isso, os 380 quilômetros quadrados da baía sofrem. 













O Esquecimento da Guanabara 
Direção, Roteiro e fotografia: Tiago Garcia
Produção: Daniela Gracindo
Trilha Sonora: Dans Souza
Duração: 12m23s
Participação de André Trigueiro, Leomil da Costa, Dra. Letícia Liu e Eng.º Victor Coelho


Confira o trailer aqui! - http://vimeo.com/18534293

(fonte, ricosurf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário