Com um número surpreendente de acidentes detectados no oceano - a cada semana um navio afunda nos mares globais, plataformas de petróleo são destruídas e milhões de dólares perdidos pelas seguradoras -, oceanógrafos perceberam que algo assustador se formava nas águas do planeta.
A jornalista Susan Casey passou os últimos cinco anos pesquisando sobre essas ondas gigantes e entrevistou quem se envolve com elas: físicos, geólogos, oceanógrafos, capitães de navios e surfistas.
Enquanto os cientistas lutam para entender o fenômeno e seu poder destrutivo - como o tsunami que varreu 250 mil pessoas no Pacífico em 2004 ou os 14 mil pinguins banhados em óleo por causa do vazamento de um navio atingido -, outros veem as ondas gigantes como um excitante desafio. São os surfistas de tow-in.
O pioneiro desse surf radical é o lendário Laird Hamilton, adepto de uma vida em comunhão com a natureza, longe das disputas por prêmios. Com um grupo de amigos no Havaí, ele descobriu como enfrentar esses gigantes aquáticos.
Em A onda, a autora acompanha essa tribo pelos trechos mais temíveis do oceano na busca do Santo Graal de seu esporte, ondas de 30 metros. Dentre os surfistas está a brasileira Maya Gabeira, única mulher a praticar o tow-in.
O livro A Onda tem 328 páginas e custa R$29,90. A tradução é de Ivo Korytowski.
Nenhum comentário:
Postar um comentário